Uma das características fundamentais da arte é sua capacidade de adaptação e dialogismo entre áreas. Aproveitando-se desse conceito, a Mostra TPC Ribeirão Preto traz, ao Festival de Curitiba, uma série de atividades, contando com espetáculos, palestras e rodas de conversa. O Curitiba Cult conversou com Noir Junior, curador da Mostra, e ele nos contou detalhes da iniciativa que invadiu capital.
Antes de tudo, há de se apontar que não se trata de uma novidade. “O grupo atua há 35 anos em Ribeirão Preto, e a intenção foi de trazer espetáculos diferentes uns dos outros para mostrar nosso trabalho.”, apontou Junior. O fundamento, segundo ele, está no teatro popular de comédia (TPC); a escola da iniciativa conta com mais de 300 alunos e 13 professores, difundindo várias linhas de pesquisa. Há desde influência de teatro expressionista até o experimental.
Sendo a primeira apresentação deles no Festival, Noir também ressaltou a importância da acessibilidade à cultura, um dos objetivos do grupo: “Trata-se de uma oportunidade de incentivar aqueles que talvez nunca tenham tido contato”. Um dos exemplos dados sobre a abrangência dos espetáculos, dado por ele, foi O Soldadinho e a bailarina, uma história supostamente infantil repaginada com linguagem épica. Essa marca se dá pela concepção que envolve escolas teatrais distintas. “O mais importante da linguagem teatral é tocar o espectador”. Já no espetáculo A moratória, foi adotada uma postura mais convencional de teatro. “Essa mistura é nossa marca. O diretor optou por manter a estutura clássica”. E o grupo garante: apesar de ser um texto de 1954, é um tema atual.
Apesar das dificuldades de se trabalhar com o teatro de rua, para Noir, tais iniciativas enriquecem a cidade. Também não nega a importância de leis de incentivo, mostrando, como exemplo, a qualidade da apresentação de Maria Betânia na abertura do Festival. “Foi algo que tocou todo mundo”.
Trabalhar com temas que abranjam a cultura nacional também faz parte do rol de objetivos do grupo; o cruzamento entre uma história clássica e uma identidade nova pôde ser conferida em João e o pé de feijão no Sertão. “O tema nordestino ressalta características do local e foi baseado em muita pesquisa”.
Devido à energia da garotada, lidar com espetáculos para o público majoritariamente infantil, por sua vez, não é tarefa das mais simples. Nesse âmbito, as pequenas coisas é que encantam, aparentemente. Em uma das apresentações, por exemplo, a resposta foi tão positiva que, mesmo com um final não tão feliz, em uma interação com mais de 500 crianças, foi perguntado se queriam alterar o final. Todas disseram não. “Foi de arrepiar”.
Deixando uma mensagem de despedida, Noir Junior espera uma expansão ainda maior de iniciativas como o Festival de Curitiba e elogia o evento. “Nós precisamos do público e o público precisa da gente. Teatro é isso. É essa conversa”.
A programação completa do Festival de Curitiba e informações das vendas de ingressos você pode conferir aqui.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
As Linhas da Mão é um longa documental sobre encontros imprevisíveis que fez Viviane de Cássia Ferreira, uma artista brasileira de cinquenta anos, falar sobre a sua experiência e vivência com a loucura. O longa reúne músicas, conversas e performances que, juntos, abrem uma discussão política da arte, assim como estereótipos do que é a loucura no mundo atual.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Lucía tem 6 anos e é uma menina transexual que seus colegas continuam chamando pelo antigo nome. Querendo fugir daquele ambiente, ela só quer a chegada do verão para deixar para trás o inferno que sofre na escola. Mas, sua mãe tentará esconder sua situação na cidade para se desconectar e poder ficar calma. Os desejos de ambas não demorarão a se complicar durante alguns meses que mudarão suas vidas.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta animação, Beckett (Mo Gilligan) é um gato mimado que não reconhece a sorte que ao ser resgatado e acolhido por Rose (Simone Ashley), uma estudante apaixonada e de bom coração. Mas sua rotina sofre mudanças quando ele perde sua nona vida e o destino entra em cena para colocá-lo em uma jornada transformadora.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
A relação entre Eugenie, uma conceituada cozinheira, e Dodin, para quem trabalha há 20 anos. Cada vez mais apaixonados um pelo outro, seu vínculo se transforma em um romance e dá origem a pratos deliciosos que impressionam até mesmo os chefs mais conceituados. Quando Dodin se depara com a relutância de Eugenie em se comprometer com ele, ele decide começar a cozinhar para ela.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Baseado em experiências reais de quase morte, o longa de Stephen Gray e Chris Radtke explora a vida após a morte com a orientação de best-sellers do New York Times, especialistas, médicos e sobreviventes que ajudam a lançar uma luz sobre o que nos espera.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta sequência da franquia Ghostbusters, a família Spengler retorna para onde tudo começou: a famosa estação de bombeiros em Nova York. Eles pretendem se unir com os caça-fantasmas originais que desenvolveram um laboratório ultra secreto de pesquisa para levar a caça aos fantasmas a outro nível, mas quando a descoberta de um artefato antigo libera uma grande força do mal, os Ghostbusters das duas gerações precisam juntar as forças para proteger suas casas e salvar o mundo de uma segunda Era do Gelo.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Evidências do Amor é um filme brasileiro de comédia romântica dirigido por Pedro Antônio Paes e inspirado na música Evidências, composta por José Augusto e Paulo Sérgio Valle e lançada pela dupla Chitãozinho & Xororó. A história acompanha um casal, Marco Antônio (Fábio Porchat) e Laura (Sandy) que se apaixonam após cantarem a música juntos em um karaokê. Em meio a muitos altos e baixos, o casal acaba terminando, mas todas as vezes em que escuta Evidências, Marco automaticamente se lembra de cada discussão que teve com a ex. Determinado a se livrar dessas lembranças indesejadas, ele inicia uma jornada para superar Laura e seguir em frente com sua vida.